Quando você começou a pensar na reforma do seu apartamento, com certeza a sua primeira preocupação foi com os custos dessa reforma, não é verdade? Essa pergunta realmente é bem complexa e como você já deve imaginar, não há uma resposta única, pois além dos custos fixos da obra, há os gastos que variam de acordo as opções do cliente, do estilo adotado por ele e dos materiais e produtos escolhidos para compor a decoração. Mas existem valores médios de custos com a reforma.
Abaixo iremos apresentar como chegaremos ao valor final da reforma e ao que você, que deseja reformar, deve se atentar antes de iniciar. Podemos começar a planejar o orçamento para a reforma do seu tão sonhado apartamento?
Em uma reforma de apartamento há materiais e serviços que são indispensáveis, que são os integrantes da parte civil. Nesta parte está os itens essenciais de uma reforma como os procedimentos envolvendo demolição, instalações elétricas, hidráulica, iluminação, remoção de entulho, caçamba, pintura e instalação do ar condicionado.
Além dos profissionais para realizar esses serviços, são necessários os materiais, como cimento, areia, argamassa, fiação, canos, etc. São, portanto, gastos fixos e que precisam ser realizados. A parte Civil custa, em média, 25 a 40% do valor da reforma e é parte fundamental no cálculo de quanto custa reformar um apartamento.
Existem também os custos variáveis de uma obra, ou seja, os que dependem da escolha do morador. Podemos dar como exemplo a reforma de uma cozinha, já que é possível optar por um granito ou um silestone de custo mais elevado para a bancada, uma torneira gourmet com água quente ou apenas fria, uma marcenaria simples ou de uma madeira mais nobre. Desta forma, podemos perceber que todas essas escolhas claramente afetam no cálculo de quanto custará reformar o seu apartamento.
As possibilidades com gastos variáveis são muitas e boa parte delas costumam impactar no orçamento. Dependendo das escolhas do morador os preços podem elevar o valor da reforma. De uma forma geral, 70% do valor da obra são de gastos variáveis. Se as escolhas do morador forem mais baratas, esse número pode chegar à faixa dos 50%, reduzindo o investimento total. É muito importante levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada item envolvido na reforma e a Verto Reforma pode ajudar você a escolher o ideal para o seu bolso e atual momento da sua vida.
Para exemplificar, devemos dizer que a cozinha é um cômodo que requer bastante investimento, por necessitar de muitos profissionais e materiais. Um item que eleva os custos da reforma, tanto referente a este ambiente quanto aos outros ambientes do apartamento é a marcenaria, que precisa ser executada por profissionais experientes e que entreguem no prazo, evitando demora para ser finalizada a reforma.
O banheiro também é um dos cômodos que mais afetam os gastos de uma reforma. Isso ocorre em razão de diversos profissionais e processos complexos, como hidráulica, revestimentos, louças, iluminação e pintura.
Toda obra precisa ser gerenciada de perto, assim é muito importante investir em uma planilha de gerenciamento de custos, onde será possível descrever todos os valores que precisarão serem gastos e assim ter uma noção ampla de quanto irá custar a reforma do seu apartamento desde o início.
Nós da Verto Reforma apresentamos à todos os nossos clientes uma planilha em que descrevemos os materiais que devem ser comprados e mão de obra a ser contratada.
Acredito que agora você já entendeu os valores que serão incluídos na reforma de seu apartamento. Então vamos aos resultados finais: de uma forma geral, o custo de uma obra completa, incluindo elétrica, hidráulica, piso, revestimento, iluminação, marcenaria e pintura, varia entre R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00, por metro quadrado na reforma do apartamento.
Esse é um valor médio, levando em consideração os orçamentos e as reformas realizadas pela Verto Reforma nos últimos 2 anos, na região metropolitana de Campinas/SP.
Em uma primeira analise, pode parecer que contratar um arquiteto ou uma empresa especializada em realizar reformas de apartamento seja um gasto extra.
Contudo, você deve levar em consideração que um profissional de arquitetura tem conhecimento para orientar você na escolha do melhor custo benefício de materiais, profissionais e processos durante uma obra. Com ele, você irá evitar desperdícios, gastar com produtos ruins e profissionais mal qualificados.
Nós da Verto Reforma, temos uma equipe que irá te acompanhar durante toda a sua reforma, mas principalmente, temos um arquiteto capacitado para ajudar você a calcular quanto custa reformar seu apartamento, planejando desde o início todas as etapas e, juntamente com você, tornando a obra dos seus sonhos em realidade.
Temos experiência em reformar apartamentos e além disso temos parcerias com empreiteiros e profissionais de confiança em todas as áreas envolvidas da sua reforma. São pessoas que já trabalharam com a gente em outros projetos e entregaram resultados de qualidade e dentro do prazo. Quando executamos uma obra, levamos para a casa do cliente as melhores opções para o projeto, as que vão entregar um serviço bem feito e o lar dos sonhos.
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.