Comprar o seu próprio apartamento e iniciar a reforma para deixa-lo com a sua cara pode ser um momento de muita alegria, já que o intuito é que ele fique bonito, aconchegante e totalmente funcional! Contudo, esse momento de realização de um sonho pode ser tornar um pesadelo, caso você deixe de cumprir algumas etapas bem importantes da reforma.
Tomando alguns cuidados, a reforma do seu apartamento pode acontecer sem qualquer transtorno. Você com certeza conhece histórias de obras cheias de problemas, gastos além do esperado e resultados nem sempre satisfatórios. A boa notícia é que esse não precisa ser o seu caso.
Quer ficar longe dos problemas e erros mais comuns? Veja agora o que NÃO fazer durante a reforma do seu lar!
1 – Deixar de fazer um planejamento das etapas da reforma
A reforma de apartamento começa bem antes de colocar a mão na massa. Antes de dar início aos trabalhos, dedique um tempo ao planejamento e você terá muito menos imprevistos. Tenha uma visão completa da obra, incluindo registros como:
quais serviços serão realizados;
ordem de execução das etapas da obra;
quantidade de dias e funcionários necessários para cada atividade;
quais documentos deverão ser obtidos;
quantidade de material a ser comprada;
prazos de entrega de cada fornecedor e quando a compra deve ser feita para chegar na hora certa;
orçamento disponível;
projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico, conforme a necessidade da reforma.
02 – Começar uma reforma de apartamento sem as devidas autorizações
Esquecer da parte burocrática pode gerar não apenas atrasos na obra, mas também gastos extras, multas e até mesmo punições legais. Antes de reformar, verifique quais são as regras do condomínio e as regras da prefeitura para a execução de uma reforma de apartamento.
Muitas vezes, será preciso obter a aprovação do projeto e reforma por meio de um Registro de Responsabilidade Técnica (RT), feito por arquiteto ou engenheiro. Qualquer reforma elétrica, hidráulica, abertura ou fechamento de vãos, entre outras atividades, requerem essa aprovação.
Não se esqueça que o condomínio pode impor regras próprias para a realização de reformas, como a autorização de entrada de pessoal e definição dos horários permitidos. Portanto, sempre consulte o síndico para evitar transtornos.
03 – Conduzir uma reforma de apartamento sem o devido acompanhamento
Você pode contratar o melhor mestre de obras ou pedreiro disponível, mas sem a devida supervisão as chances de que o resultado não saia como esperado são grandes. Mesmo com um projeto feito por um Arquiteto em mãos, é possível haver mal-entendidos e desvios do projeto original.
Caso não ache necessário o acompanhamento de um profissional, você deverá disponibilizar muito, mas muito mesmo, o tempo do seu dia à sua reforma e, além da gestão de material (compras e entregas) você deverá gerir várias equipes em cada etapa.
Por isso, é importante verificar e analisar a contratação de um Arquiteto de obras que acompanhe de perto a execução de cada etapa.
Para realizar a sua tão sonhada reforma, dê preferência a uma empresa especialista em reformas e que ela possua uma equipe multidisciplinar com todos os profissionais necessários para executar a sua obra, como arquiteto, eletricista, gesseiro, azulejista, pintor, marceneiro, etc.
E aí, gostaram das nossas dicas? Nós da Verto temos uma equipe multidisciplinar, especializada em realizar reformas de apartamentos. Entre em contato com a gente!
#verto #blog #grupoverto #vertoreforma #vertoarquitetura #vertoconstrução #vertomarcenaria #reforma #apartamento #obranova #apartamentopronto #apartamentonovo #gerenciamentodeobra #gestaodeobras #morarbem #aptodecorado #aptopronto
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.